Conjuntos Numéricos


Conjunto numérico é bastante fundamental na Matemática. A partir dos conceitos sobre conjuntos podemos expressar todos os conceitos matemáticos.

A ideia dos conjuntos numéricos segue uma ordem de acordo com a história da Matemática. Ou seja, à medida que a matemática avançou, foi necessário a criação de novos conceitos e, com isso, foram surgindo vários conjuntos de números.


Conjunto dos números Naturais

Conjunto dos números naturais é representado pelo simbolo (N)

Os Números Naturais são números inteiros positivos (não-negativos) incluindo o zero, que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos dizer que é um número natural. 


Ex. N={0,1,2,3,4,5,6, 8, 9...}

Quando o zero não faz parte do conjunto, é representado com um asterisco ao lado da letra N e nesse caso, esse conjunto é denominado de Conjunto dos Números Naturais Não-Nulos: 

EX. N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...}

  • Conjunto dos Números Naturais Pares = {0, 2, 4, 6, 8, 10, 12...}
  • Conjunto dos Números Naturais Ímpares = {1, 3, 5, 7, 9, 11, 13...}
O conjunto de números naturais é infinito. Todos possuem um antecessor (número anterior) e um sucessor (número posterior), exceto o número zero (0).

A função dos números naturais é contar e ordenar. Nesse sentido, vale lembrar que os homens, antes de inventarem os números, tinham muita dificuldade em realizar a contagem e ordenação das coisas.

Conjunto dos números inteiros 

Os números inteiros são os números positivos e negativos. Estes números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por ℤ.

Em determinada época da história, se fez necessário a criação de números que representassem “perdas”, ou “dívidas”. Surgiram, assim, os números negativos. Esses números negativos, junto com os números naturais, formam o conjunto dos números inteiros:


O conjunto dos números inteiros é infinito e pode ser representado da seguinte maneira:
EX. ℤ = {..., - 3, - 2, - 1, 0, 1, 2, 3,...}


Os números inteiros negativos são sempre acompanhados pelo sinal (-), enquanto os números inteiros positivos podem vir ou não acompanhados de sinal (+).

O zero é um número neutro, ou seja, não é um número nem positivo e nem negativo.

Nesse conjunto, para cada número há o seu oposto, ou seu simétrico, por exemplo, 3 e -3 são opostos ou simétricos.


Veja que todo número natural é inteiro, mas nem todo número inteiro é natural. Dizemos que o conjunto dos números naturais está contido no conjunto dos números inteiros.



Além do conjunto dos números naturais, destacamos os seguintes subconjuntos de ℤ:
  • ℤ* : é o subconjunto dos números inteiros, com exceção do zero. ℤ* = {..., -3,-2,-1, 1, 2, 3, 4, ...}
  • : são os números inteiros não-negativos, ou seja ℤ+ = {0, 1, 2, 3, 4, ...}
  • ℤ _ : é o subconjunto dos números inteiros não-positivos, ou seja ℤ_= {..., -4,-3,-2,-1, 0}
  • ℤ*: é o subconjunto dos números inteiros, com exceção dos negativos e do zero. ℤ*+ = {1,2,3,4, 5...}
  • ℤ*_ : são os números inteiros, com exceção dos positivos e do zero, ou seja ℤ*_= {..., -4,-3,-2,-1}


Conjunto dos números racionais

Os números racionais são os números que podem ser escritos na forma de fração. Esses números podem também ter representação decimal finita ou decimal infinita e periódica. O conjunto dos números racionais é representado por reto números racionais.


Dentro do conjuntos dos números reais esta contido o conjunto dos números inteiros, que por sua vez contém o conjunto dos números naturais, ou seja, reto números naturais subconjunto reto números inteiros subconjunto reto números racionais.


O conjunto dos números racionais pode ser representado por:
reto números racionais igual a abre chaves a sobre b linha vertical a pertence reto números inteiros espaço e espaço b pertence reto números inteiros asterisco fecha chaves










 

Conjunto dos números irracionais


Os Números Irracionais são números decimaisinfinitos e não-periódicos e não podem ser representados por meio de frações irredutíveis. Ele é composto por todos os números que não são possíveis de se descrever como uma fração. É o caso das raízes não exatas, como

235πϕ.

Este conjunto não está contido em nenhum dos outros três, ou seja, nenhum número irracional é racional, inteiro ou natural e nenhum número natural, inteiro ou racional é irracional.



Alguns outros exemplos de irracionais:
  • √3 = 1,732050807568....
  • √5 = 2,236067977499...
  • √7 = 2,645751311064...
O numero PI(π) é o mais famoso dos números irracionais transcendentes. Seu valor é π = 3,14159265358979323846… e representa a proporção da medida da circunferência e do seu diâmetro.

Obs: Diferente dos números irracionais, as dízimas periódicas são números racionais. Apesar de apresentarem uma representação decimal infinita, podem ser representados por meio de frações.

Ex.  

 0 vírgula 33333... igual a 1 terço



Conjunto dos números reais


Podemos dizer que o conjunto dos números reais é formado por todos os números que podem ser localizados em uma reta numérica.

Chamamos de Números Reais o conjunto de elementos, representado pela letra maiúscula R, que inclui os:

  • Números Naturais (N): N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...}
  • Números Inteiros (Z): Z= {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...}
  • Números Racionais (Q): Q = {...,1/2, 3/4, –5/4...}
  • Números Irracionais (I): I = {...,√2, √3,√7, 3,141592....}








Comentários