Tales de Mileto





Tales Nasceu na cidade de Mileto, aproximadamente no ano 625 a.C. Essa cidade ficava na região da Jônia, localizada na Ásia Menor. A Escola Jônica, a que Tales pertencia, era composta por Tales e outros filósofos da Jônia, como Anaximandro e Anaxímenes. Como a Grécia ainda não era unificada, a região grega era composta por várias cidades independentes. A região da Jônia, onde ficava Mileto, hoje compreende ao território da Turquia.


Tales era um comerciante de sucesso, o que lhe permitiu fazer diversas viagens e conhecer várias culturas diferentes. Estima-se que ele tenha passado por terras egípcias e por diversos povoados e cidades do Oriente Médio, o que lhe proporcionou o contato com a matemática e a engenharia egípcias, bem como com a astronomia babilônica.


"Tales de Mileto foi um importante pensador, filósofo e matemático grego pré-socrático. É considerado por alguns, o "pai da ciência" e da "filosofia ocidental". Suas principais ideias expandiram os horizontes teóricos nas áreas da matemática, filosofia  e astronomia. Para ele, a água era o principal elemento da natureza e a essência de todas as coisas".Foi descoberta pelo filósofo grego que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr.élektron) surgiu o nome eletricidade.

                 Âmbar                       
                                                                                                    Pele de carneiro
                                     


             

Tales de Mileto e a água

O que levou Tales a constatar que a água seria a origem de tudo foi a observação de que esse composto (na época entendido como elemento) estava presente em todas as formas de vida e no ar. Tales afirmou que até os minerais teriam alguma quantidade de água, que, de tão pequena, era imperceptível.

Obras de Tales de Mileto

Se falarmos em livros ou documentos escritos pelo próprio filósofo, não há nenhum. Os historiadores modernos não encontraram registros feitos por Tales. Se algum dia existiu algum registro ou arquivo, foi consumido pelo tempo, por enchentes, por incêndios ou por ladrões. O que se conhece de Tales resultou do trabalho do historiador antigo Heródoto e do filósofo antigo Aristóteles.
Se falarmos no conjunto de pensamentos e formulações atribuído a Tales, podemos reunir elementos de sua obra, como o Teorema de Tales, a explicação sobre as cheias do Rio Nilo, a descoberta do triângulo isósceles, a previsão do eclipse solar e a filosofia.






           

Comentários